segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por que é tão difícil DIZER "eu te amo?"

Tenho notado como é difícil dizer um "eu te amo" quando se ama de verdade ou quando se conhece realmente o amor. Não quero entrar aqui naquela questão da "banalização do amor": "Hoje em dia todos dizem amar todo mundo, qualquer sentimento de empatia entre pessoas é chamado amor", pra mim, não há nada mais broxante do que ler coisas desse tipo na internet, virou modinha. As pessoas não estão preocupadas com a "banalização" e sim em criticar quem faz, quem diz que ama.
Quero falar de como é difícil dizer "eu te amo", quando se gosta tanto de alguém a ponto de amá-la. 

Partindo do pressuposto de que amor significa:
1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem; 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro; 3. Inclinação ditada por laços de família. 4. Inclinação sexual forte por outra pessoa; 5. Afeição, amizade, simpatia.

Eu amo amar, acho que o amor é a palavra-chave da vida, como um carimbo aplicado pelo coração. Todo mundo ama, nem que seja a si mesmo. Dizem que não é preciso falar e sim demonstrar, mas já repararam como é gostoso, agradável saber que existe uma pessoa, entre os bilhões no mundo, que te ama?! Sim, isso é importante!

Antes de prosseguir, uma nota de esclarecimento: NESSE POST TRATAMOS DE AMORES SINCEROS, MESMO AQUELES "IMPOSSÍVEIS" OU QUE SE TRANSFORMARAM COM O TEMPO. O QUE IMPORTA É QUE TENHAM SIDO VERDADEIROS. NÃO SE REFERE AO "AMOR" RESPONSÁVEL PELO ENTROSAMENTO, INTERESSES OU COISA DO TIPO, ISSO MEU CARO, É CARISMA, NO MÁXIMO.

Então desde já, não vou especificar o termo amor, até porque, ainda que tenha cinco significados, todos estão relacionados a um único objetivo: doar-se, amar mais ao outro do que a si. Assim como fez o real significado de amor: Jesus ♥, Aquele que começou com os "lances dos carimbos".

Mas sim, retornemos a pergunta, sabe porque é difícil dizer que ama alguém? Porque palavras não são suficientes, porque quando se ama o coração fica dilatado, bobo e você sente o peso das palavras, fica com MEDO de desvalorizá-las.

Particularmente, eu gosto de dizer que amo, assim como gosto de dizer tudo o que sinto, por mais difícil que seja. Eu vivo cada um dos significados (não acredito que o amor se limite só a essas explicações, mas respeitemos nosso coleguinha Aurélio). Acredito no amor que liberta, que confia, que respeita. Que é bondade, que por mais que de alguma forma traga junto a dor, prefere senti-la do que proporcioná-la ao outro. Como já disse São Paulo na carta aos Coríntios: "O amor é paciente, o amor é prestativo, não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho, [...], não procura seu próprio interesse, [...], não guarda rancor. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo supera.".

Peço desculpa pelas vezes que amei mais a mim do que a vocês, é que ainda "estou aprendendo também ♪".

Mas deixo com vocês a pergunta bastante conhecida: "E hoje em dia, como é que se diz: 'eu te amo'?" (Renato Russo)

Como você diz? Por que é tão difícil de dizer?

Respostas são mutáveis, o amor é permanente.

Eu amo isso,

3 comentários:

  1. Sabe que tb me pergunta porque é difícil dizer: "Eu te amo"!?

    Refletindo um pouco sobre essa frase, chego a conclusão que essa dificuldade se da pelo fator: medo! É isso mesmo Jéssica. Medo de se expor, de demonstrar que gosta, que o outro é importante, que faz sentido pra vc...


    Nós somos muito receiosos de nos lançarmos de braços abertos ao amor, preferimos nossa comodidade do "eu te adoro", algo que se diz pra todos. O grande problema do "eu te amo" não é o momento em que se diz pra alguém, porém, é o compromisso que se firma com o outro neste momento.

    Amado, amante, amável... tantos derivados de "amor". A solução e o problema desse verbo é porque ele só pode ser conjugado no plural (nós)!

    Por isso lhe peço que não prive a(s) pessoa(s) de receberem aquilo que é inerente a uma pessoa como vc: amor!

    Amigo é aquele que diz te amo e ponto final.


    Bjao,

    Desculpe pelo tamanho do que era pra ser um comentário e virou um texto.

    João.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa!
    Muitos amam de verdade e se pronúncia muito pouco a palavra , Eu te amo!
    Por outro lado, pessoas que nem sabe o que é amor, fala frequentemente sem amar! Ferindo muito mais que àqueles que amam em silêncio!!!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente espetacular!
    Não sou do tipo que finjo, não sou do tipo que deixa o meu orgulho falar mais alto; Mas que o amor fala mais alto em todo tempo e em todo momento..!❤

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui, mas seria ainda melhor se você deixasse seu comentário, assim poderei saber o que também te agrada ou o que te desgosta (:

(per)seguidores